Governança

Adicionar aos Favoritos

Diretoria e Conselho

A Diretoria da Helbor é composta por, no mínimo, três e, no máximo, 11 membros, acionistas ou não, residentes no país, eleitos pelo Conselho de Administração para um mandato de dois anos, podendo ser reeleitos, devendo permanecer em seus cargos até a eleição e posse de seus sucessores.

A Diretoria é responsável pela administração dos negócios em geral e pela prática de todos os atos necessários ou convenientes para tanto, ressalvados aqueles para os quais seja por lei ou pelo Estatuto Social da companhia atribuída a competência à Assembléia Geral ou ao Conselho de Administração.

A Diretoria reunir-se-á ordinariamente pelo menos uma vez por mês e, extraordinariamente, sempre que assim exigirem os negócios sociais. As reuniões devem ser convocadas pelos Diretores e somente serão instaladas com a presença da maioria de seus membros. As deliberações da Diretoria serão tomadas por maioria de votos dos presentes na reunião ou que tenham manifestado seu voto na forma de Estatuto Social, observados os casos de vacância ou ausência temporária, nos termos do Estatuto Social, cabendo ao Diretor Presidente, o voto de qualidade.

Os diretores da Helbor têm responsabilidades individuais estabelecidas pelo Conselho de Administração e Estatuto Social da Companhia.

A tabela a seguir apresenta os nomes, datas de eleição, término do mandato e posições dos integrantes da Diretoria:

Nome Cargo Data de Eleição Término do Mandato

Diretor Presidente 09.05.2017 2019

Henry Borenstein. Conselheiro e Presidente da Helbor, formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (UniFMU), possui cursos de especialização nas áreas financeira e de Direito Imobiliário. É diretor da Helbor desde 1995, sendo o responsável pela área de Planejamento, Novos Negócios e Viabilidade Financeira dos empreendimentos imobiliários incorporados por nossa empresa.

Diretor Vice-Presidente Executivo 09.05.2017 2019

Henrique Borenstein. Conselheiro Vice-presidente da Helbor, formado em Economia pela Universidade Mackenzie, empresário, foi acionista e diretor do Banco de Crédito Nacional - BCN, do Banco de Investimentos BCN e diretor da Financiadora BCN por 31 anos - metade desse período atuou como diretor do Banco de Investimentos BCN Barclays. É fundador e diretor da Hélio Borenstein S.A.- Administração, Participações e Comércio e fundador e diretor-presidente da Helbor desde 1977. Já fundou e comandou empresas ligadas ao comércio e ao desenvolvimento econômico, entre as quais a Cotac - Comércio de Tratores, Automóveis e Caminhões S/A, concessionária Chevrolet em Mogi das Cruzes (SP), e a Finacional Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S/A.

Diretor Vice-Presidente Administrativo 09.05.2017 2019

Nelson Duarte. Diretor Vice-presidente Administrativo da Helbor, formado em Economia pela Universidade Braz Cubas. Foi corretor de imóveis e é sócio-fundador e diretor da Helbor desde 1977. É o responsável pela área administrativa da empresa e pelos processos de registro de imóveis objetos de incorporação imobiliária.

Diretor Financeiro e de Relaçõees com Investidores 09.05.2017 2019

Roberval Lanera Toffoli. Diretor Financeiro da Helbor, formado em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu, com curso de especialização na área financeira, atua na companhia desde 1999. Antes de ingressar na Helbor, trabalhou na Cotia Trading S/A por 14 anos, tendo exercido o cargo de diretor da filial em Buenos Aires - Argentina.

Diretora de Marketing 09.05.2017 2019

Fabiana Parsloe Lex. Diretora de Marketing da Helbor, formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista (Unip), comanda as áreas de Marketing, Promoção e Divulgação da companhia desde 2003. Na Austrália, fez sua pós-graduação em Business Administration com ênfase em Arquitetura e Construção. Trabalhou como arquiteta da Prefeitura Municipal de Santana do Parnaíba (SP) durante três anos e acumula experiência de dois anos em outras empresas do setor imobiliário.

Diretor Técnico 09.05.2017 2019

Carlos Eduardo Kehdi. Diretor Técnico da companhia, é Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica de São Paulo (USP). De 1990 a 2003, trabalhou na Kallas Engenharia. Entre 2003 e 2009, foi gerente técnico da Vivenda Nobre. Desde o início de 2009, é responsável pela Diretoria Técnica da companhia.

Diretor de Vendas 09.05.2017 2019

Marcelo Lima Bonanata. Diretor de Vendas da Helbor. Foi corretor de imóveis, tendo ingressado na Helbor em 2003 como gerente comercial. Ocupou diversos cargos de liderança e de direção em empresas de consultoria imobiliária nos processos de lançamento de empreendimentos e de gerenciamento de equipes de corretores. Atualmente é o responsável pelo relacionamento com as empresas imobiliárias contratadas e corretoras de imóveis parceiras da Helbor.

Diretor de Novos Negócios 09.05.2017 2019

Denervaldo Aparecido Setin. Diretor de Novos Negócios da companhia. Administrador de empresas, formado pela Faculdades Integradas de Guarulhos. De 1976 a 1995, trabalhou no Grupo Microlite (Segmento de Telecomunicações), tendo assumido a gerência operacional do Grupo. Entre 1995 a 1996, assumiu a gerência operacional da Alphagraphics. De outubro de 1996 a novembro de 2008, foi Diretor de Novos Negócios / Incorporação na Setin - Klabin Segall. Desde o final de 2008, é o responsável pela Diretoria de Novos Negócios da companhia.

Diretor Jurídico 09.05.2017 2019

Eduardo Akira Sugino. Diretor Jurídico da companhia. Advogado formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. De 1999 a 2008, trabalhou na Company S.A. Entre 2008 e 2014, foi Superintendente Jurídico da Brookfield Incorporações S.A. O Sr. Eduardo Akira Sugino, Diretor Jurídico da Companhia, eleito em 11/05/2014, declarou, para todos os fins de direito que, nos últimos 5 anos, não esteve sujeito aos efeitos de qualquer condenação criminal, qualquer condenação ou aplicação de pena em processo administrativo perante a CVM e qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que tivesse por efeito a suspensão ou a inabilitação para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Diretor Contábil 25.10.2017 2019

Anderson Lopes Bastos. Diretor Contábil da Helbor. É graduado em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Sant‘Anna, com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC-SP. De 2000 a 2009 trabalhou na Terco Grant Thornton Auditores Independentes. Entre 2010 e 2016 trabalhou na Ernst & Young Auditores Independentes, tendo atuado como Gerente Sênior Executivo (Diretor) de 2011 a 2016. Participou de diversos projetos de auditoria independente e consultoria contábil e financeira, com experiência em temas contábeis, fiscais e societários complexos, controles internos, análises e avaliações econômico-financeira, bem como gerenciamento de rotinas e processos, participou de processos de abertura de capital - IPO (Initial Public Offering), Follow-on (processo de aumento de capital de Companhias Abertas), emissão Debêntures e atendimento a Fundos regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Ingressou na Helbor em 2016 e desde 2017 é o responsável pela contabilidade da companhia.

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada, responsável pelo estabelecimento das políticas e diretrizes gerais de negócio da Helbor, incluindo a estratégia de longo prazo, o controle e a fiscalização do desempenho. É responsável também, dentre outras atribuições, pela supervisão da gestão dos diretores da Companhia. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada conselheiro deve ser titular de, pelo menos, uma ação de emissão da companhia.

O Estatuto Social da Helbor estabeleceu um número mínimo de cinco e máximo de nove conselheiros, dos quais um será o Presidente e outro o Vice-Presidente, todos acionistas. Os conselheiros são eleitos em Assembléia Geral Ordinária para um mandato unificado de dois anos, podendo ser reeleitos e destituídos a qualquer momento, devendo permanecer em exercício nos respectivos cargos, até a investidura de seus sucessores. Todos os novos membros do conselho de administração devem subscrever um Termo de Anuência dos Administradores, condicionando a posse nos respectivos cargos à assinatura desse documento. Segundo o Regulamento do Novo Mercado, no mínimo, 20% dos conselheiros deverão ser Conselheiros Independentes. Para mais informações sobre Conselheiros Independentes, ver seção Governança Corporativa - Visão Geral.

O Conselho de Administração reúne-se sempre que convocado por seu Presidente, por seu Vice-Presidente ou pela maioria de seus membros ou, ainda, por solicitação da Diretoria, quando os interesses sociais assim o exigirem, preferencialmente na sede da Helbor. As reuniões do Conselho de Administração serão instaladas, em primeira convocação, com a presença de, no mínimo, três membros em exercício ou com maioria simples dos membros em exercício, o que for maior e, em segunda convocação, com a maioria simples dos membros em exercício. Qualquer deliberação deverá ser tomada mediante o voto favorável da maioria dos membros em exercício, observados os casos de ausências temporárias e vacâncias, nos termos do Estatuto Social, cabendo ao Presidente do nosso Conselho de Administração o voto de qualidade.

A Assembléia Geral determinará, pelo voto da maioria, não se computando os votos em branco, previamente à sua eleição, o número de membros do nosso Conselho de Administração a serem preenchidos em cada exercício, observado o mínimo de cinco membros. A Lei das Sociedades por Ações, combinado com a Instrução CVM nº 282 de 26 de junho de 1998, permite a adoção do processo de voto múltiplo, mediante requerimento por acionistas que representem, no mínimo, 5% do capital social votante.

A tabela a seguir apresenta os nomes e posições dos integrantes do Conselho de Administração:

Nome Cargo Data de Eleição Término do Mandato

Presidente 28.04.2017 AGO de 2019

Henrique Borenstein. Conselheiro-presidente da Helbor, formado em Economia pela Universidade Mackenzie, empresário, foi acionista e diretor do Banco de Crédito Nacional - BCN, do Banco de Investimentos BCN e diretor da Financiadora BCN por 31 anos - metade desse período atuou como diretor do Banco de Investimentos BCN Barclays. É fundador e diretor da Hélio Borenstein S.A.- Administração, Participações e Comércio e fundador e diretor-presidente da Helbor desde 1977. Já fundou e comandou empresas ligadas ao comércio e ao desenvolvimento econômico, entre as quais a Cotac - Comércio de Tratores, Automóveis e Caminhões S/A, concessionária Chevrolet em Mogi das Cruzes (SP), e a Finacional Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S/A.

Vice-Presidente 28.04.2017 AGO de 2019

Henry Borenstein. Conselheiro Vice-presidente da Helbor, formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (UniFMU), possui cursos de especialização nas áreas financeira e de Direito Imobiliário. É diretor da Helbor desde 1995, sendo o responsável pela área de Planejamento, Novos Negócios e Viabilidade Financeira dos empreendimentos imobiliários incorporados pela empresa.

Conselheiro 28.04.2017 AGO de 2019

Moacir Teixeira da Silva. Conselheiro Administrativo da Helbor. Desenvolveu sua carreira profissional no ambiente bancário. Exerceu vários cargos administrativos, vindo a ser gerente operacional do extinto Banco Noroeste em 1972. Foi gerente regional e posteriormente gerente geral do Banco BCN até 2004. Atualmente administra MGM Factoring Comercial Ltda, pertencente à sua família.

Conselheiro 28.04.2017 AGO de 2019

Francisco Andrade Conde. Conselheiro Administrativo da Helbor. Foi formado pela Fundação Getúlio Vargas - FGV em 1974 e concluiu o curso de Comércio Internacional pela UCLA (EUA) em 1976. Trabalhou no Banco de Crédito Nacional - BCN de 1976 a 1995, chegando a ocupar a posição de Vice-presidente e CEO do banco. Atualmente é conselheiro de fusões e aquisições de empresas na Cotia Trading S/A.

Conselheiro 28.04.2017 AGO de 2019

Décio Tenerello. Conselheiro Administrativo da Helbor. Foi funcionário de carreira do Banco Bradesco S.A. de junho de 1961 à fevereiro de 2006. Ocupou todos os escalões da carreira bancaria, sendo, em março de 1982, eleito Diretor Departamental, em janeiro de 1984, Diretor Executivo e, em março de 1988, Diretor Vice-presidente Executivo, função exercida até fevereiro de 2006. Foi Presidente do Banco Credireal S.A. e do Banco Baneb S.A. Atualmente exerce as seguintes funções: Presidente da ABECIP - Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança; Diretor da Confederação Nacional das Instituições Financeiras - CNF; Membro do Conselho de Administração da CIBRASEC - Cia. Brasileira de Securitização; Membro do Conselho Consultivo da FIABCI - Federação Internacional das Profissões Imobiliárias; Membro do Comite da Cadeia Produtiva da Construção Civil - COMCIC-FIESP; Membro do comite da União Nacional da Construção-UNC; Diretor Efetivo da Confederação Nacional do Sistema Financeiro - CONSIF; e Membro do Conselho do FNHIS - Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social.

Conselheiro Independente 28.04.2017 AGO de 2019

Milton Almicar Silva Vargas. Conselheiro Independente da Helbor. É graduado em Administração de Empresas pela UNIFIEO. Ocupa atualmente o cargo de membro do conselho de administração da Cielo, Fleury, Monteiro Aranha, Portugal Telecom e Banco Espírito Santo. Foi funcionário de carreira do Banco Bradesco S.A. de 1976 a 2009 onde ocupou diversos cargos em sua carreira bancaria, chegando ao de Diretor Vice-Presidente Executivo e de Relações com Investidores. Participou também da administração de outras empresas do Grupo Bradesco, assim como da Fundação Bradesco. Nos últimos cinco anos atuou como, membro do conselho de algumas instituições, como IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores), FGC (Fundo Garantidor de Crédito), ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas) e FEBRABAN.

Conselheiro Independente 28.04.2017 AGO de 2019

Paulo Libergott. Conselheiro Independente da Helbor. É graduado em Engenharia de Produção pela UFRJ, com mestrado pela mesma instituição. Ocupa atualmente os cargos de Chefe do Departamento de Captação de Recursos Institucionais do BNDES e de Conselheiro Titular representante do BNDES no Conselho Deliberativo do FAT-CODEFAT. Entrou como estagiário no BNDES e ocupou vários escalões dentro da instituição. Foi engenheiro do Departamento de Metalurgia e Mineração e engenheiro responsável por análise e acompanhamento de projetos de empresas do setor de energia. Foi Gerente de Projetos da área social e do Departamento de Metalurgia e Mineração do BNDES, assim como Gerente e Chefe de Departamento da área de privatização. Mais recentemente, também ocupou o cargo de engenheiro no Departamento de Petróleo e Gás e a área financeira.

logo Helbor sinta-se em casa
RELAÇÕES COMINVESTIDORES