Diretoria, Conselhos e Comitê

Diretoria

A Diretoria da Helbor é composta por, no mínimo, três e, no máximo, 11 membros, acionistas ou não, residentes no país, eleitos pelo Conselho de Administração para um mandato de dois anos, podendo ser reeleitos, devendo permanecer em seus cargos até a eleição e posse de seus sucessores.

A Diretoria é responsável pela administração dos negócios em geral e pela prática de todos os atos necessários ou convenientes para tanto, ressalvados aqueles para os quais seja por lei ou pelo Estatuto Social da companhia atribuída a competência à Assembleia Geral ou ao Conselho de Administração.

A Diretoria reunir-se-á ordinariamente pelo menos uma vez por mês e, extraordinariamente, sempre que assim exigirem os negócios sociais. As reuniões devem ser convocadas pelos Diretores e somente serão instaladas com a presença da maioria de seus membros. As deliberações da Diretoria serão tomadas por maioria de votos dos presentes na reunião ou que tenham manifestado seu voto na forma de Estatuto Social, observados os casos de vacância ou ausência temporária, nos termos do Estatuto Social, cabendo ao Diretor Presidente, o voto de qualidade.

Os diretores da Helbor têm responsabilidades individuais estabelecidas pelo Conselho de Administração e Estatuto Social da Companhia.

A tabela a seguir apresenta os nomes, datas de eleição, término do mandato e posições dos integrantes da Diretoria:

Nome Cargo Eletivo Ocupado Data de Eleição Término do Mandato
Henry Borenstein Diretor Presidente 11.05.2023 2025

Diretor Presidente e atual Vice-Presidente do Conselho de Administração da Companhia da Helbor. Graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (UniFMU), e com cursos de especialização nas áreas financeira e de Direito Imobiliário, possui uma vasta experiência no mercado imobiliário e desde 1995 é Diretor na Helbor onde foi responsável por diversas áreas da Companhia.

Henrique Borenstein Diretor Vice-Presidente Executivo 11.05.2023 2025

Presidente do Conselho de Administração e Vice-Presidente da Helbor, formado em Economia pela Universidade Mackenzie, empresário, foi acionista e diretor do Banco de Crédito Nacional – BCN, do Banco de Investimentos BCN e diretor da Financiadora BCN por 31 anos – metade desse período atuou como diretor do Banco de Investimentos BCN Barclays. É fundador e diretor da Hélio Borenstein S.A.- Administração, Participações e Comércio.
Fundador e Diretor-Presidente da Helbor de 1977 até 2013. Já fundou e comandou empresas ligadas ao comércio e ao desenvolvimento econômico, entre as quais a Cotac – Comércio de Tratores, Automóveis e Caminhões S/A, concessionária Chevrolet em Mogi das Cruzes (SP), e a Finacional Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S/A.

Roberval Lanera Toffoli Diretor Vice Presidente 11.05.2023 2025

Diretor Vice-Presidente da Helbor, formado em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu, com curso de especialização na área financeira, atua na companhia desde 1999. Antes de ingressar na Helbor, trabalhou na Cotia Trading S/A por 14 anos, tendo exercido o cargo de diretor da filial em Buenos Aires – Argentina.

Fabiana Parsloe Lex Diretora de Marketing 11.05.2023 2025

Diretora de Marketing da Helbor, formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista (Unip), comanda as áreas de Marketing, Promoção e Divulgação da companhia desde 2003. Na Austrália, fez sua pós-graduação em Business Administration com ênfase em Arquitetura e Construção. Trabalhou como arquiteta da Prefeitura Municipal de Santana do Parnaíba (SP) durante três anos e acumula experiência de dois anos em outras empresas do setor imobiliário.

Carlos Eduardo Kehdi Diretor Técnico 11.05.2023 2025

Diretor Técnico da companhia, é Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica de São Paulo (USP). De 1990 a 2003, trabalhou na Kallas Engenharia. Entre 2003 e 2009, foi gerente técnico da Vivenda Nobre. Desde o início de 2009, é responsável pela Diretoria Técnica da companhia.

Marcelo Lima Bonanata Diretor de Vendas 11.05.2023 2025

Diretor de Vendas da Helbor. Foi corretor de imóveis, tendo ingressado na Helbor em 2003 como gerente comercial. Ocupou diversos cargos de liderança e de direção em empresas de consultoria imobiliária nos processos de lançamento de empreendimentos e de gerenciamento de equipes de corretores. Atualmente é o responsável pelo relacionamento com as empresas imobiliárias contratadas e corretoras de imóveis parceiras da Helbor.

Denervaldo Aparecido Setin Diretor de Novos Negócios 11.05.2023 2025

Diretor de Novos Negócios da companhia. Administrador de empresas, formado pela Faculdades Integradas de Guarulhos. De 1976 a 1995, trabalhou no Grupo Microlite (Segmento de Telecomunicações), tendo assumido a gerência operacional do Grupo. Entre 1995 a 1996, assumiu a gerência operacional da Alphagraphics. De outubro de 1996 a novembro de 2008, foi Diretor de Novos Negócios / Incorporação na Setin – Klabin Segall. Desde o final de 2008, é o responsável pela Diretoria de Novos Negócios da companhia.

Acyr de Oliveira Pereira Diretor de Controladoria e Contabilidade 11.05.2023 2025

Diretor de controladoria, formado em Ciências Contábeis, com habilitação em auditoria independente (CNAI) pela CVM, com mais de 27 anos de experiência em auditoria. Atuou como sócio de auditoria nas empresas: Terco Grant Thornton, Ernst Young Terco (EY) e Ecovis Pemom, sendo responsável técnico pela auditoria de Companhias abertas do setor imobiliário, tais como: Helbor, Ez Tec e Cyrela.

Andrea Altieri Bittencourt Diretora Jurídica 25.10.2023 2025

Diretora Jurídica, com mais de 15 anos de experiência na área de construção e incorporação imobiliária. Formada em Direito, pós-graduada em Direito Contratual e com especialização Direito Imobiliário. Andrea passou por grandes empresas do segmento imobiliário.

Leonardo Fuchs Piloto Diretor Financeiro e de Relações com Investidores 04/12/2023 2025

O Sr. Leonardo Fuchs Piloto é um executivo com mais de 15 anos de experiência em diversos setores, incluindo bancário, incorporação imobiliária, gestão de recursos, tecnologia e assessoria estratégica. Nos últimos anos o Sr. Leonardo foi CFO da SETIN Incorporador e VP de Finanças da LOFT. Imediatamente antes de ser eleito para os seus novos cargos na Helbor o Sr. Leonardo ocupava cargo de Diretor Sênior de Real Estate na consultoria Alvarez & Marsal.

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada, responsável pelo estabelecimento das políticas e diretrizes gerais de negócio da Helbor, incluindo a estratégia de longo prazo, o controle e a fiscalização do desempenho. É responsável também, dentre outras atribuições, pela supervisão da gestão dos diretores da Companhia. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada conselheiro deve ser titular de, pelo menos, uma ação de emissão da companhia.

O Estatuto Social da Helbor estabeleceu um número mínimo de cinco e máximo de nove conselheiros, dos quais um será o Presidente e outro o Vice-Presidente, todos acionistas. Os conselheiros são eleitos em Assembléia Geral Ordinária para um mandato unificado de dois anos, podendo ser reeleitos e destituídos a qualquer momento, devendo permanecer em exercício nos respectivos cargos, até a investidura de seus sucessores. Todos os novos membros do conselho de administração devem subscrever um Termo de Anuência dos Administradores, condicionando a posse nos respectivos cargos à assinatura desse documento. Segundo o Regulamento do Novo Mercado, no mínimo, 20% dos conselheiros deverão ser Conselheiros Independentes. Para mais informações sobre Conselheiros Independentes, ver seção Governança Corporativa – Visão Geral.

O Conselho de Administração reúne-se sempre que convocado por seu Presidente, por seu Vice-Presidente ou pela maioria de seus membros ou, ainda, por solicitação da Diretoria, quando os interesses sociais assim o exigirem, preferencialmente na sede da Helbor. As reuniões do Conselho de Administração serão instaladas, em primeira convocação, com a presença de, no mínimo, três membros em exercício ou com maioria simples dos membros em exercício, o que for maior e, em segunda convocação, com a maioria simples dos membros em exercício. Qualquer deliberação deverá ser tomada mediante o voto favorável da maioria dos membros em exercício, observados os casos de ausências temporárias e vacâncias, nos termos do Estatuto Social, cabendo ao Presidente do nosso Conselho de Administração o voto de qualidade.

A Assembléia Geral determinará, pelo voto da maioria, não se computando os votos em branco, previamente à sua eleição, o número de membros do nosso Conselho de Administração a serem preenchidos em cada exercício, observado o mínimo de cinco membros. A Lei das Sociedades por Ações, combinado com a Instrução CVM nº 282 de 26 de junho de 1998, permite a adoção do processo de voto múltiplo, mediante requerimento por acionistas que representem, no mínimo, 5% do capital social votante.

Para visualizar o Regimento Interno, clique aqui.

A tabela a seguir apresenta os nomes e posições dos integrantes do Conselho de Administração:

Nome Cargo Eletivo Ocupado Data de Eleição Término do Mandato
Henrique Borenstein Presidente 28.04.2023 AGO de 2025

Presidente do Conselho de Administração e Vice-Presidente da Helbor, formado em Economia pela Universidade Mackenzie, empresário, foi acionista e diretor do Banco de Crédito Nacional – BCN, do Banco de Investimentos BCN e diretor da Financiadora BCN por 31 anos – metade desse período atuou como diretor do Banco de Investimentos BCN Barclays. É fundador e diretor da Hélio Borenstein S.A.- Administração, Participações e Comércio.
Fundador e Diretor-Presidente da Helbor de 1977 até 2013. Já fundou e comandou empresas ligadas ao comércio e ao desenvolvimento econômico, entre as quais a Cotac – Comércio de Tratores, Automóveis e Caminhões S/A, concessionária Chevrolet em Mogi das Cruzes (SP), e a Finacional Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S/A.

Henry Borenstein Vice-Presidente 28.04.2023 AGO de 2025

Diretor Presidente e atual Vice-Presidente do Conselho de Administração da Companhia da Helbor. Graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (UniFMU), e com cursos de especialização nas áreas financeira e de Direito Imobiliário, possui uma vasta experiência no mercado imobiliário e desde 1995 é Diretor na Helbor onde foi responsável por diversas áreas da Companhia.

Moacir Teixeira da Silva Conselheiro Independente 28.04.2023 AGO de 2025

Conselheiro Administrativo da Helbor. Desenvolveu sua carreira profissional no ambiente bancário. Exerceu vários cargos administrativos, vindo a ser gerente operacional do extinto Banco Noroeste em 1972. Foi gerente regional e posteriormente gerente geral do Banco BCN até 2004. Atualmente administra MGM Factoring Comercial Ltda, pertencente à sua família.

Francisco Andrade Conde Conselheiro Independente 28.04.2023 AGO de 2025

Conselheiro Administrativo da Helbor. É formado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV em 1974 e concluiu o curso de Comércio Internacional pela UCLA (EUA) em 1976. Trabalhou no Banco de Crédito Nacional – BCN de 1976 a 1995, chegando a ocupar a posição de Vice-presidente e CEO do banco. Atualmente é conselheiro de fusões e aquisições de empresas na Cotia Trading S/A.

Marcelo Vitorino Cavalcante Conselheiro Independente 28.04.2023 AGO de 2025

Conselheiro Administrativo da Helbor. Graduado como Bacharel em Administração de Empresas. Foi funcionário por 20 anos do Banco Santander, ocupando funções executivas como Diretor Global de Compras, CEO Aquanima e Santander Holding Imobiliária. Além de ocupar o cargo de Executivo de Compras da Volkswagen. Atualmente ocupa o cargo de CEO do Santander helps, empresa de assistências 24 horas do Grupo Santander.

Sérgio Alexandre Figueiredo Clemente Conselheiro 28.04.2023 AGO de 2025

Conselheiro Administrativo da Helbor. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela PUC-MG e MBA pelo Ibmec, além de completar o Programa Avançado em Administração (PGA) pela Fundação Dom Cabral e INSEAD. Atualmente é Presidente do Conselho de Administração e Investimentos da Latache Capital. Além de ser membro do Conselho de Administração do Banco Daycoval e Grupo Guararapes S.A. (Lojas Riachuelo). Anteriormente, foi Vice-Presidente Executivo no Banco Bradesco S.A., sendo responsável pelas áreas de Relacionamento com Empresas Pessoa Jurídica, Área Internacional, Banco de Investimentos, Corretoras, Gestão de recursos e Private. Adicionalmente, foi Officer na Bradespar, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Vale S.A. e Senior Advisor na Orix USA.

Fabio de Araujo Nogueira Conselheiro 28.04.2023 AGO DE 2025

Conselheiro Administrativo da Helbor. Atualmente é membro do Conselho de Administração independente da BR Properties, além de atuar também como membro do Conselho de Administração independente do Grupo Lar, incorporadora de capital espanhol que atua nas cidades de São Paulo, Jundiaí e Campinas.
Adicionalmente atua como membro do Conselho Consultivo do Hospital BP – Beneficência Portuguesa. Ocupou a posição de Latin America Real Estate Managing Director da CPP-IB (Canada Pension Plan-Investment Board). Anteriormente também foi Presidente e Cofundador da Brazilian Finance and Real Estate Participações S/A, empresa pioneira desenvolvedora de fundos imobiliários, securitização imobiliária e gestão de investimentos imobiliários. Foi também Diretor de crédito imobiliário e poupança e Diretor de produtos do BankBoston, Diretor de crédito imobiliário e poupança do Citibank e Banco Francês e Brasileiro. Iniciou sua carreira em crédito imobiliário e poupança no Banco de Crédito Nacional-BCN.
É advogado graduado em Direito pela PUC-SP e posteriormente se especializou em Negócios Imobiliários pela FAAP.

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal da Companhia é composto por 3 (três) membros efetivos e igual número de suplentes, com mandato unificado de um ano, podendo ser reeleitos.

O Conselho Fiscal tem os poderes e atribuições conferidos por lei, competindo-lhe, dentre outras competências estabelecidas pela lei, (i) fiscalizar os atos da administração da Companhia, verificando o cumprimento de seus deveres legais e estatutários; (ii) opinar sobre o Relatório da Administração; (iii) opinar sobre as propostas dos órgãos da administração a serem submetidas à Assembleia Geral nos casos em que a manifestação é requerida por lei; (iv) analisar as informações financeiras trimestrais; e (v) examinar as demonstrações contábeis do exercício social, sobre elas emitindo opinião.

Nome Cargo Eletivo Ocupado Data de Eleição Término do Mandato
Caio Cotait Maluf Membro Efetivo 30/04/2024 AGO DE 2025

Engenheiro, pós-graduado em Administração de Negócios e Especialista em Gerenciamento de Empreendimentos Imobiliários, ambos pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie. Atua no setor Administrativo e financeiro há cerca de 24 anos até os dias atuais. Caio também é Membro do Conselho da Administração na empresa Big Data Soluções em Tecnologia e Informática S/A. Declara que: (i) não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial; e (ii) não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da ICVM 617/19.

Eduardo Rogatto Luque Membro Efetivo 30/04/2024 AGO DE 2025

Membro do Conselho Consultivo do Grupo Irko. Presidente dos Conselhos Fiscais da Qualicorp, Fundação Antônio e Helena Zerrenner (Fundação Ambev) e Natura &Co (até Abril 2024). Membro dos Conselhos Fiscais da Itausa e Ambev. Membro do Conselho de Administração e presidente do Comitê de Auditoria da Cantu Store. Membro dos Comitês de Auditoria da Porto Seguro, Grupo SBF Centauro e Natura &Co (a partir Maio 2024). Vice-presidente da ABRAPSA (Associação Brasileira dos Provedores de Serviços Administrativos). Membro do IBRACON (Instituto de Auditoria Independente do Brasil), do Instituto Americano de “Certfified Public Accountants” (AICPA), do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), e dos Conselhos de Contabilidade (CRC e CFC). Profissional com 35 anos de experiência acumulada. Sócio PwC entre 2004 a 2016 (carreira total de 27 anos; com um intercâmbio de 3 anos nos EUA) com uma vasta experiência no atendimento de grandes grupos empresariais, inclusive em processos de Ofertas Públicas Iniciais de Ações (IPOs) e arquivamentos na SEC. O Sr. Eduardo é formado em contabilidade pela PUC – SP, possui MBA em Controladoria pela USP e participou do Programa Sênior de Liderança da APG em Amana-Key – São Paulo. Declara que: (i) não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial; e (ii) não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da ICVM 617/19.

Luiz Henrique Mazetto Veronezi Membro Efetivo 30/04/2024 AGO DE 2025

Especialista em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2019 e bacharel em Direito pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) em 2007. Atua como advogado há 16 anos e é sócio do escritório Pompeu, Longo & Kignel Advogados na área de consultoria tributária e planejamento patrimonial. Já trabalhou nas empresas PricewaterhouseCoopers e Ernst & Young. Declara que: (i) não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial; e (ii) não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da ICVM 617/19.

Luiz Cláudio Fontes Membro Suplente 30/04/2024 AGO DE 2025

Dispõe de vasta experiência profissional, tendo atuação expressiva em Conselhos Fiscal e de Conselhos de Administração, inclusive tendo atuação como presidente do Conselho Fiscal em algumas empresas tais como: PDG Realty S.A e o Banco Sofisa S.A. Atualmente exerce a função de Sócio Senior de Assurance (Auditoria) da RSM Brasil Auditores Independentes-Sociedade Simples, onde já atuou em diversas áreas de liderança nessa empresa, inclusive como Managing Partner Brasil. Ainda, é Sócio de empresas de auditoria desde 1 de janeiro de 1991, portanto possui 33 anos sem paralização nessa atividade empresarial. Detém 48  anos ininterruptos atuando em auditoria independente de grandes empresas nacionais e internacionais, inclusive empresas de capital aberto sendo que atuou em diversas áreas de liderança da empresa. É membro da CNNT Comissão Nacional de Normas Técnicas (CNNT) do Ibracon- Instituto dos Auditores independentes do Brasil, a qual tem o objetivo de ser o seu principal órgão de discussão técnica visando atender às necessidades da profissão e do mercado. Ministra treinamentos pela RSM sobre normas de contabilidade e de auditoria no Brasil e no exterior. É Co-autor do livro comentários à Lei das Sociedades por Ações junto com o professor-doutor Modesto Carvalhosa. Foi ex-presidente do IBRACON- Instituto dos Auditores Independentes do Brasil em 1990 a 1992 e da ANEFAC-Associação Nacional de executivos de finanças, administração e contabilidade em 1996/1997. É ex-membro do Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade (CRE), instituído pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Declara que: (i) não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial; e (ii) não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da ICVM 617/19.

Luiz Rogelio Rodrigues Tolosa Membro Suplente 30/04/2024 AGO DE 2025

Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 1977. Atua no setor Imobiliário, Administrativo e Financeiro há cerca de 45 anos e já atuou nos Conselhos de Administração e Fiscal do grupo Brookfield Incorporações S/A e também no Conselho da Administração da Company S/A. Declara que: (i) não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial; e (ii) não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da ICVM 617/19.

Samuel Severo da Silva Membro Suplente 30/04/2024 AGO DE 2025

Formado em Ciências Contábeis na FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, com Pós Graduação em Negócios Imobiliários na FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado e Mestrado em Administração de Empresas no INSPER – Instituto de Ensino e Pesquisa, atuou como executivo de Controladoria durante 14 anos em empresas do segmento de Real Estate, além de ter atuado 2 anos com auditoria externa na empresa Terco EY e 3 anos em empresas do segmento de food service também como executivo de Controladoria e Auditoria Interna. Atualmente exerce o cargo de Controller no segmento de Tecnologia (idtech) na empresa Certisign. Declara que: (i) não esteve sujeito, nos últimos cinco anos, à condenação criminal, à condenação em processo administrativo da CVM e à condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para prática de atividade profissional ou comercial; e (ii) não é considerado pessoa politicamente exposta, nos termos da ICVM 617/19.

Comitê Estatutário de Auditoria e Gestão de Riscos

O Comitê tem a função de assessorar o Conselho de Administração na supervisão:

  • Da qualidade e integridade das demonstrações financeiras e de relatórios financeiros relevantes enviados a órgãos reguladores, inclusive das informações e medições divulgadas com base em dados contábeis ajustados e em dados não contábeis que acrescentem elementos não previstos na estrutura dos relatórios usuais das demonstrações financeiras;
  • Da aderência da Companhia aos requerimentos legais e regulamentares;
  • Dos aspectos pertinentes à qualificação, performance e independência dos auditores independentes;
  • Da avaliação e monitoramento dos riscos corporativos e respectivos controles internos;
  • Das transações com partes relacionadas.

Para visualizar o Regimento Interno, clique aqui.

Nome Cargo Eletivo Ocupado Data de Eleição Término do Mandato
Moacir Teixeira da Silva Membro 11/05/2023 2025

Conselheiro Administrativo da Helbor. Desenvolveu sua carreira profissional no ambiente bancário. Exerceu vários cargos administrativos, vindo a ser gerente operacional do extinto Banco Noroeste em 1972. Foi gerente regional e posteriormente gerente geral do Banco BCN até 2004. Atualmente administra MGM Factoring Comercial Ltda, pertencente à sua família.

Emerson Fabri Membro 11/05/2023 2025

Membro do comitê, possui mais de 22 anos no mercado de auditoria e consultoria efetuando trabalhos de revisão contábil, controles internos, auditoria, diligência e precificação em Entidades Nacionais e Internacionais de diferentes seguimentos. No decorrer da carreira de auditor, ressaltam os trabalhos de revisão das demonstrações contábeis, realizados em Fundos de Investimentos de Participações (FIP) e Fundos de Investimento Imobiliário (FII), dado ao conhecimento adquirido em operações estruturadas e diferenciadas promovida por essas atividades. Experiência também na auditoria contábil de Companhias que atuam no setor de Incorporação Imobiliária, Construção Civil e Proprietárias de ativos para Renda, inclusive operações com foco em estruturação para oferta pública de ações (OPA). Graduado do Administração de empresas, com CRA ativo, e Ciências contábeis, com CRC ativo, com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Luiz Antonio Guariente Membro 11/05/2023 2025

Membro do comitê, possui sólida experiência nas áreas de Auditoria, Riscos, Controles Internos, Controladoria, Finanças e Contabilidade, com carreira desenvolvida nas empresas Deloitte e Itaú Unibanco. Tem experiência em cargos de liderança nas áreas de Auditoria Interna com atuação em unidades de negócio de Tesouraria, Crédito, Varejo e Atacado, Asset Management, Cartão de Crédito, Mercado de Capitais, Seguros e Previdência. Avaliador contratado pelo IIA Brasil para prestação de serviços de Certificação Internacional dos Departamentos de Auditoria de empresas médias e grandes. Graduado em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), com CRC ativo, com MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral e Mestrado Profissional em Administração pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/MG).