Vantagens Competitivas

Equipe

A Helbor possui uma estrutura altamente eficiente, com 276 colaboradores em 2 unidades. Assim a companhia tem capacidade de desenvolver simultaneamente diferentes projetos em diversas localidades. Além disso, seus executivos possuem vasta experiência, inclusive nos mercados financeiro e de crédito, e sua equipe tem expertise no mercado de incorporação.

Landbank

A Companhia conta com um excelente landbank focado na região da Grande São Paulo em cidades onde a Companhia tem parceiros com histórico comprovado. Essas regiões possuem maior demanda, preços atraentes e parceiros fortes para construir seus projetos. Na imagem abaixo, é possível identificar o foco principal da Companhia na cidade de São Paulo, através de nosso landbank, onde 92% corresponde a cidade de São Paulo e Região Metropolitana de SP.
As imagens abaixo detalham o landbank (Total e Parte Helbor) por segmento e região:

Landbank na Cidade de São Paulo

Landbank total de 7,7 bilhões, sendo parte Helbor 4,4 bilhões.

Foco (Incorporadora Pura)

A Helbor, desde sua fundação, adotou um modelo de atuação único no setor, ou seja, a incorporação pura. Isso significa que as atividades de construção dos empreendimentos e venda das unidades ficam a cargo de parceiros locais especialmente selecionados por sua grande experiência. Ao atuar somente com a incorporação de empreendimentos, a Helbor pode aproveitar oportunidades em diversas regiões e atuar em todos os segmentos, maximizando a criação de valor da companhia e otimizando a gestão de caixa.

Parcerias

Atuação ao lado dos principais players locais, como construtores e imobiliárias, é fator chave de sucesso, pois permite à aplicação de técnicas e modelos da Helbor bem-sucedidos.

Marca Forte e Premiações

Fundada há 45 anos, a Helbor é uma empresa sólida e tradicional, identificada pela qualidade e pontualidade na entrega dos empreendimentos e reconhecida por inovar na concepção de produtos e identificação de tendências. Esses valores são reconhecidos pelos prêmios obtidos pela companhia nos últimos 10 anos.

Histórico de Prêmios e Reconhecimentos

Além de possuirmos um amplo portfólio de imóveis, também somos reconhecidos pela qualidade e pontualidade da entrega dos nossos empreendimentos, e pelo cuidado e atenção aos detalhes na elaboração e execução dos nossos projetos. Ao todo, já recebemos 35 prêmios e reconhecimentos do mercado, que comprovam nossa capacidade de inovar a concepção de produtos e identificar tendências para o desenvolvimento de projetos imobiliários bem‑sucedidos.

Em 2022, recebemos o International Property Awards, um dos mais renomados prêmios de Arquitetura e Design, que avalia projetos de todas as partes do mundo. Para isso, ele conta com uma banca de mais de 80 especialistas de renome no setor, que procuram reconhecer projetos imobiliários de excelência por promoverem um padrão internacional de qualidade construtiva. Fomos reconhecidos pelo projeto Helbor Window Moema, que foi premiado como um dos melhores projetos mixed-use das Américas.

Também já, conquistamos o Prêmio Top Imobiliário, promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo, em nove edições, e o Prêmio Master Imobiliário, organizado pelo Sindicato da Habitação (Secovi-SP) e pelo Capítulo Brasileiro da Federação Internacional das Profissões Imobiliárias (Fiabci-Brasil), por oito vezes. Além destes, recebemos outros 19 prêmios que coroam a nossa atuação ao longo dos anos.

35 Prêmios Conquistados

▪ Top Imobiliário
Jornal O Estado de S. Paulo / Embraesp 2002,2004, 2005, 2009, 2010, 2011, 2013, 2014, 2015 e 2017

▪ Prêmio Master Imobiliário
Secovi-SP e Fiabci/Brasil 2005, 2006, 2009, 2011, 2012, 2017, 2019 (2 troféus), 2020 (2 troféus), 2021.

▪ International
Property Awards Helbor Window Moema 2022

 

Experiência e Track Record

O histórico de longa data da Helbor permitiu que a Companhia adquirisse experiência e conhecimento para definir sua atual estratégia de operação, de forma a se concentrar em áreas e segmentos que possuam melhor rentabilidade.
Anteriormente, a Companhia estava adotando o movimento de diversificação geográfica para várias cidades do Brasil, com projetos com VGV maiores e maior número de unidades construídas, nos segmentos residencial, comercial e hoteleiro. O processo de venda até então era realizado através de corretoras terceirizadas, geralmente mais focadas na venda de lançamentos, modelo de operação menos eficiente para venda de estoque pronto. Além disso, a Companhia possuía um perfil de dívidas concentrado em financiamentos imobiliários (“SFH”), com custos mais elevados e menor tempo médio de duração da dívida, quando comparado ao perfil atual das dívidas.
Diante do cenário macroeconômico global e do momento econômico do Brasil, a Helbor passou a ter como foco principal projetos de unidades residenciais com menor VGV, entre R$ 90 milhões e R$ 120 milhões atribuíveis à Helbor, buscando sempre não perder a flexibilidade para lançamentos customizados dentro ou fora do estado de São Paulo, onde a Companhia identifica um alto potencial de geração de valor e retorno para os acionistas, como o exemplo dos lançamentos do Wide e do W hotel. A cidade de São Paulo é o foco geográfico principal, assim como a região da Grande São Paulo, onde a Companhia considera lançamentos oportunísticos onde a Helbor tem um bom histórico de vendas e parceiros com capacidade operacional comprovada.
Na frente comercial, a Companhia criou a HB Brokers, corretora própria com flexibilidade para vender estoques e novos lançamentos, de acordo com o posicionamento estratégico da Companhia.
A eficiente gestão de passivos é evidenciada com o sucesso na emissão de Certificados de Recebíveis Imobiliários que contribuíram para o aumento do tempo médio de duração da dívida e também na redução do custo médio de dívida.